sexta-feira, 14 de maio de 2010

Adeus, Canecão!

E lá se vai aquele que para mim (e para muitos) representa o maior ícone de espaços musicais do Rio de Janeiro (e do Brasil).
O Canecão fechou! (Dá pra acreditar nisso???)
Após 39 anos de luta na justiça, a UFRJ conquista o espaço que até então era ocupado pelo Canecão, uma das maiores casas de show da América Latina.

Tudo bem que o Canecão não representasse um patrimônio cultural da cidade ou do país. Tratava-se de uma casa de shows, particular, que visava a lucros e ponto. Mas foi lá que grandes acontecimentos musicais fizeram história. Foi lá que os grandes artistas da MPB e muitos da música internacional fizeram grandes espetáculos. Era como se aquele palco fosse "mágico", de tanta energia boa que concentrava.

Foi lá que eu vi o Chico pela primeira vez, tão lindo e iluminado que parecia irreal naquela plateia, assistindo ao show da sobrinha, Bebel Gilberto. Foi lá que vi Ana Carolina, Alcione e Maria Bethânia, leve em sua roupa esvoaçante, que parecia flutuar no palco, feito um anjo. Foi lá que eu sonhei em cantar um dia... eu e todo músico brasileiro, acho!

A UFRJ tem a intenção de criar um grande centro cultural no local, com preços mais acessíveis (já que o espaço não visará a lucros).
Menos mal... mas não será mais o Canecão.
Não será mais o mesmo palco.
Não terá mais a mesma energia, nem a mesma história.
Ah, tô triste!

Saudações taniares, hoje!
=(
Tania Mikaela Garcia.

Nenhum comentário: