quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Adversidades

Quando criei o blog, imaginei que teria tempo para alimentá-lo sempre. Ledo engano!
Como está complicado encontrar alguns minutos para produzir minhas reflexões (idéias e vontade não faltam, podem ter certeza!), eu decidi partilhar com vocês alguns textos de que gosto.
Infelizmente, não sei a autoria de todos, então, caso saibam, por favor, avisem-me para que eu possa fazer o devido registro.

Segue aí o primeiro deles, lindo, lindo:

Uma filha se queixou ao seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Já não sabia mais o que fazer e queria desistir, estava cansada de lutar e combater. Assim que um problema estava resolvido, um outro surgia.
Seu pai, um "chef", levou-a até a cozinha dele, encheu três panelas com água e colocou, separadamente, em cada uma delas cenouras, ovos e pó de café. Deixou que tudo fervesse durante vinte minutos, sem dizer uma palavra. Depois retirou as cenouras, os ovos e o café e colocou-os em tigelas diferentes. Virando-se para ela, perguntou: "Querida, o que você está vendo?" "Cenouras, ovos e café", ela respondeu.

Ele pediu para experimentar as cenouras. Ela notou que as cenouras estavam macias. Pediu, então, que pegasse um ovo e quebrasse. Ela retirou a casca e verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele pediu que tomasse um gole de café. Ela sorriu ao sentir seu aroma delicioso e perguntou humildemente: "O que isto significa, pai?"
Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexível, mas depois amolecera e se tornara frágil. Os ovos eram frágeis, mas sua casca fina havia protegido o líquido interior que, após a fervura, tornou-se mais rijo. O pó de café, contudo, era incomparável, havia mudado a água.
"Qual deles é você?", ele perguntou. "Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde?"

Você é como a cenoura, que parece forte, mas com a dor e a adversidade murcha, se torna frágil e perde sua força? Será que você é como o ovo? Tinha um espírito maleável, mas depois de alguma morte, uma falência, um divórcio ou uma demissão, você se tornou mais difícil e duro? Sua casca parece a mesma, porém você está mais amargo e obstinado? Ou será que você é como o pó de café? Muda a água fervente, a coisa que está trazendo a dor, para conseguir o máximo de seu sabor, a 100 graus centígrados?
Se você é como o pó de café, quando as coisas ficam piores, você se torna melhor e faz com que tudo ao seu redor se torne melhor.
Como você lida com a adversidade?

(Autor desconhecido)
Tania Mikaela Garcia

Um comentário:

Petra Constantino disse...

Oi, tudo bem?

Gostei muito do seu blog e é com muita alegria que faço um link para ele a partir do meu. Grande abraço!